Saudade
- Admin
- 17 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Segundo o Aurélio: Saudade é a lembrança nostálgica de pessoas ou de coisas distantes, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las.
Diz à lenda que o termo foi cunhado na época do descobrimento do Brasil, os lusos usavam esta palavra pra definir a solidão que sentiam dos entes queridos.
Para mim, saudade é um sentimento que incomoda, invade nossos pensamentos e nos transporta para além dos espaços.
Nestes momentos ficamos à disposição apenas das lembranças, não conseguimos pensar em mais nada, nossa mente está tentando nos dizer, que só seremos salvos se matarmos o que esta nos matando.
Somos escravizados por momentos vividos. Vontade de voltar no tempo e esticá-lo. Melhor parar o relógio, fazer valer o sabor intenso do instante que fomos tomados por tudo que nos é caro.
A falta de compreensão domina o depois, porque nunca estamos no antes, para compartilhar a intensidade do durante, talvez porque nossas reações no enquanto, estejam plasmadas no nosso. Há uma conspiração breve das ações e não percebemos os segundos que se esvaem.
Estamos saciados, ficamos com o nós, embriagados pelo êxtase da nossa doação. Saímos do epílogo, do “the end” do espetáculo e voltamos a real. Estamos equidistantes da vida como deve ser.
Agora o tempo não passa apenas se acomoda e contamos cada minuto pra ficarmos cada vez mais próximos de um novo evento, onde visto de agora é pura expectativa.
Enquanto não passa, sentimos falta, fazemos projetos, estamos vazios de nós. Gosto mais do cheio, da presença da cumplicidade, da vida plena, que passa entre você, eu e nós.
Comentários